UFMT VIDEO

Novos cartões do Edital de Apoio a Pesquisa chegam a UFMT

Foto:
AS

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) promove nesta semana a entrega dos cartões BB Pesquisa para atender ao Edital de Apoio a Pesquisa nos câmpus do Araguaia e de Sinop. Pesquisadores dos câmpus Cuiabá e Várzea Grande já receberam seus cartões, utilizados em outras instituições para execução de projetos, a partir da aquisição de insumos, equipamentos e serviços de forma menos burocratizada. O edital é fruto do trabalho das Pró-reitorias de Pesquisa (Propeq); de Ensino de Pós-Graduação (Propg); Administração e Infraestrutura (Proadi); e de Planejamento (Proplan).

Para o professor dos programas de pós-graduação em Ecologia e Conservação da Biodiversidade e Ciências Ambientais do Câmpus de Sinop, Domingos de Jesus Rodrigues, os cartões de pesquisa vão apoiar a realização das pesquisas. “Os cartões de pesquisa vão auxiliar, e muito, em nossas pesquisas visto que o Brasil passa por dificuldades de financiamento de pesquisas e eu me sinto muito lisonjeado por ter em mente que a universidade está investindo em pesquisa e isso auxilia e muito o pesquisador”, comentou o professor.

O professor do Programa de Pós-graduação em Zootecnia, Eduardo Bevitori Kling de Moraes, enfatizou que o edital é uma ação importante para as pesquisas da UFMT. “O Edital de Apoio a Pesquisa disponibilizará recursos financeiros que apoiarão vários pesquisadores desta instituição. Esse edital é um marco histórico da UFMT com a preocupação e a valorização da pesquisa como geração de conhecimentos importantes para a formação de alunos de graduação e pós-graduação", disse o professor ressaltando que o edital é fundamental para a produção e propagação do conhecimento.

As entregas dos cartões BB pesquisa chegarão até 189 unidades para pesquisadores em diferentes áreas do conhecimento. A aplicação no edital é de aproximadamente R$ 1,5 milhão em quatro faixas de propostas para aplicação em compra de equipamentos, material de consumo e também para custeio  de serviços de terceiros/pessoa jurídica, como manutenção de equipamentos ou taxa de publicação de artigos.

Pesquisadoras comemoram apoio a pesquisa

No Câmpus do Araguaia, pesquisadoras receberam os cartões direcionados para a aplicação de recursos definidas considerando atribuições e responsabilidades do trabalho em desenvolvimento. A professora do programa de Imunologia e Parasitologia Básicas e Aplicada, Madileine Francely Américo, comemorou a concessão dos recursos para a pesquisa a partir dos cartões. “Fico muito feliz de ter participado deste edital e ter sido contemplada. Mas, principalmente porque pesquisa é um exercício de muita dificuldade física, mental e financeira. Sentir o apoio a esse esforço que o pesquisador tem de fazer para desenvolver uma boa ciência no Brasil me deixa muito feliz”, comentou a professora.

Para a professora Madileine Francely Américo a entrega traz ânimo. “Deixa a gente mais animada porque é um processo difícil, desgastante e esse apoio faz toda a diferença para continuar neste processo. Espero que continue para ter este apoio a pesquisa a fim de ter frutos muito positivos para todos, com alunos da graduação e pós-graduação”, destacou, acrescentando que o apoio financeiro é fundamental para o fomento a pesquisas de qualidade.

A professora do mesmo programa, Fernanda Giachini, ressaltou que o edital é um momento de reconhecimento para os pesquisadores e as equipes colaboradoras. “São pessoas que trabalham em prol do desenvolvimento da nossa universidade e tem dificuldade em captar recursos nas agências de fomento. A UFMT forneceu um apoio para as necessidades primárias dos laboratórios e isso nos encoraja a continuar a busca por uma pesquisa e também por inovação”, disse.

De acordo com a professora, é preciso comemorar cada uma das pesquisas apoiadas com o edital. “Fico imensamente feliz de ver os meus colegas agraciados com essa oportunidade de financiamento institucional. Alguns deles ainda no começo de suas carreiras podendo dar o pontapé inicial em suas atividades de pesquisa. Sendo assim, será de extrema importância que a UFMT continue a fomentar e incentivar ações como essa na garantia da busca pela qualidade das pesquisas desenvolvidas pela nossa instituição”, pontuou a professora. Fernanda Giachini

Pesquisadores recebem cartões do Edital de Apoio a Pesquisa

Live marca lançamento de edital de apoio à pesquisa

Com investimento de quase R$ 1,5 mi, UFMT lança edital