O projeto de extensão Cineclube Roncador, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Câmpus Universitário do Araguaia (CUA), retorna as atividades de forma remota, com o podcast Cine&Prosa. A obra discutida será Xavante: memória, cultura e resistência. A ação possibilita a exibição e reflexão acerca de questões sociais de todos os tipos.
Devido ao isolamento social, medida de contenção à Covid-19, o grupo iniciou ações voltadas para a Internet. Em parceria com o Núcleo de Produção Digital (NPD) da instituição, o diretor do curta metragem e coordenador do NPD professor Gilson Costa, será o convidado da primeira iniciativa.
O documentário apresenta um dos rituais mais importantes dos A’uwé Uptabi (Povo Xavante), a cerimônia Wapté Mnhõnhõ, que marca a passagem dos jovens para a vida adulta, iniciando uma nova e importante fase de suas vidas. Cantos, danças, pinturas corporais e a religiosidade são componentes que simbolizam a preservação da memória e o processo de resistência cultural passado de geração para geração.
Enquanto durarem as medidas de distanciamento social, todas as ações serão realizadas de maneira remota. O documentário já está disponível no site do projeto, que foi desenvolvido especialmente para o atual momento. Em breve o episódio de podcast que discute o documentário integrará a programação.
Para acompanhar as ações do cineclube e as novidades acesse o site do projeto, o Instagram e o Facebook.